Help, novato em Shell Scripit

From: endesign_pm
Subject: Help, novato em Shell Scripit
Date: Mon, 04 Apr 2005 10:42:26 -0000

Ola gente, inicialmente quero me apresentar meu nome é Andre Vilela,
sou novato em Shell Script, mas sou DBA Oracle e Programador PHP e
Java, se alguem precisar algo é só falar.

Gostaria de pedir uma ajuda, preciso criar um shell script para
inserir usuarios automaticamente, tenho 500 usuários para cadastrar em
um linux, ja tenho um arquivo texto com o nome e senha, se precisar
editar linha a linha para min é bem facil, tipo colocar o comando
completo linha a linha para não precisar fazer um loop no shell script
ou fazer o Shell script pegar os dados de um arquio externo.

Outra coisa que eu acho aque até esta pegando mais, existe um comando
para criação de usuario onde vc ja coloque todos os dados do usuário,
tipo, login, senha e grupo?

André Vilela