C + Linux + Shell

From: dayselp
Subject: C + Linux + Shell
Date: Mon, 18 Apr 2005 23:09:10 -0000

Oi Pessoal,

Tenho que começar a trabalhar com o Shell do Linux, utilizando
linguagem C, para elaborar o trabalho abaixo. Alguém pode me ajudar,
não sei nem por onde começar.

Deve imprimir o seguinte prompt:

       Meu Shell versão 1.0# _

Será executado os comandos digitados pelo usuário em um processo
filho criado através de uma função da família das execs (man 3 exec)
que deve executar todos os comandos de um Shell exceto o  exit e o
cd e o cp (que deve ser programado dentro do código do Meu Shell).

O Shell deve finalizar ao receber o comando:

           Acabou

Obs: Deve ignorar o comando exit

A mudança de diretório deve ser feita pelo processo pai e não pelo
processo filho.

Dica: utilize um vetor de argumentos. Ex:     char     * arg [5001];

As funções abaixo podem ser utilizadas:

pid_t    fork     (       void     );  à criação de processo filho

pid_t    wait     ( int *status );  à aguarda um processo filho
morrer

int      execvp (const char * path, char * const argv[ ] ) à muda o
processo corrente

int      chdir   ( char * path); à altera o diretório corrente

Obrigada.