Re: [shell-script] Comando do Além.

From: Eliphas Levy Theodoro
Subject: Re: [shell-script] Comando do Além.
Date: Fri, 29 Apr 2005 11:26:59 -0300 (BRT)

Gentil de Bortoli Júnior, @ 11:08:

> Pessoal, alguém pode me explicar o que o comando abaixo faz, quando
> executado pelo Bash?
>
> :() { :|:&};:
>
> PS.: Recomendo que você não execute se não souber...

NÃO execute em uma máquina de produção, se não tiver certeza que ela
está configurada pra limitar processos por usuário.

Isso é um FORK BOMB.

Ele redefine o builtin "true", que tem o apelido ":", para uma função.
Pra ficar mais fácil de entender, troco o dois pontos para um bla
qualquer:

foo() {
     foo | foo &
}
foo

Ele vai disparar a função, que chama a função recursivamente com um
pipe para ela mesma, em background. Ou seja, vai crescer
exponencialmente até estourar o limite de processos OU deixar a
máquina inutilizável.

--
Eliphas