Script anti-shutdown / Informação de midia dvd-rw

From: Fernando Lemes da Silva
Subject: Script anti-shutdown / Informação de midia dvd-rw
Date: Fri, 6 May 2005 00:03:56 -0300

   Olá,

   Não seria mais adequado colocar em outro lugar, como
no /etc/rc.d/rc.6 (no Slackware) ?   Caso ele seja chamado ele
questiona a ação e caso o usuário desista ele retorna ao runlevel
default ... será que funciona?

   Eu digo isso porque, tem mais de uma maneira de mudar de runlevel e
desligar ou reiniciar a maquina (init, shutdown, poweroff) .. o
poweroff se não me engano verifica o runlevel atual e caso não seja o 0
ele muda para o runlevel 0 e não desliga a maquina, dando tempo para os
daemons serem finalizados adequadamente.

   Mudando totalmente de assunto, mas mantendo o ON-TOPIC..   tive que
fazer um script para gravação de backup em DVD-RW, só que é prudente
verificar se o drive (usb) está conectado.. se o `cdrecord -scanbus`
identifica o device do gravador.. e se a midia está inserida e é uma
midia DVD-RW... a questão é: como verificar o estado da midia com
precisão? tentei usar o próprio cdrecord, mas não ficou preciso...
existe algum outro utilitario para isto?

   []'s

--
        _     Fernando Lemes da Silva