Re: [shell-script] Duvida - Exemplo do livro do Julio Cezar Neves

From: Alexandre de Abreu
Subject: Re: [shell-script] Duvida - Exemplo do livro do Julio Cezar Neves
Date: Thu, 19 May 2005 15:40:59 -0300

Olá Renato,

Você poderia ter enviado o email direcionado ao Julio, acho que ele
participa da lista ;)
De qualquer forma, seguem respostas/comentários abaixo.

> [...]
>  19       if [ ! -w "$Arq" ] # Sera que tenho permissao de gravacao no
> arquivo?
>  20       then
>  21                 echo "Nao perca seu tempo, voce nao conseguira
> sobregraver $Arq"
>  22                 exit 2
>  23       fi
>  24
>  25       cp $Arq $Arq~
>  26       vi $Arq
>  27       exit 0
>

>  1° duvida
>  linha 6 - o que faz o "$#" ??      -ne é se o valor dele for diferente de 1

A variável "$#" armezana o número de argumentos passados ao script.
Logo o teste da linha 6 retorna falso caso esse valor seja
diferente(-ne, not equals) a 1.

>  2° duvida
>  linhas 9, 16, 22 e 27 - qual a diferença entre os exit?? exit 0, exit 1,
> exit 2 ??? tem outros exit???

O comando exit serve para finalizar a execução do script. Ao finalizar
a execução do script, você pode determinar um "status de saída" ou
código de erro. Por padrão, scripts Unix finalizam com status igual a
1 imediatamente após um erro ou comportamento inesperado. Já quando
tudo ocorre corretamente e como esperado, o padrão é sair com status
igual a 0.

Qualquer dúvida, manda ai.

--
Alexandre de Abreu