Processos filhos.

From: Fernando Lemes da Silva
Subject: Processos filhos.
Date: Fri, 10 Jun 2005 18:45:57 -0300

   Boa noite galera..

   Estou fazendo um script que trata o caso em que ele recebe um
SIGTERM.. até aí tudo bem.. uso o trap e tudo funciona. O loop
principal de meu programa verifica uma variavel "RUN" para entrar no
laço novamente e caso esta esteja zerada ele sai do loop e finaliza o
programa (o trap do TERM só muda a variavel).

   Entretanto percebi que em certos casos o script está no meio de um
sleep, e apesar da variavel ser alterada ele espera o sleep acabar para
voltar ao inicio do loop e perceber que a interrupção do programa foi
solicitada. Pensei então em fazer o trap enviar sinais TERM para os
filhos do script logo após mudar a variável que sustenta o loop, mas o
que consegui fazer foi:

   pstree -p $$ | sed 's/^.*(\([0-9]\+\))$/\1/' |
   while read PROCESS; do kill ${PROCESS}; done

   Teria algum jeito mais fácil de resolver o problema de enviar sinais
para os processos filhos? Aceito também sugestões para melhorar o
problema, porque a questão mesmo são os sleeps no meio do script.

   []'s

--
        _     Fernando Lemes da Silva