Re: [shell-script] scp - enviar senha como parametro

From: Roger Martins
Subject: Re: [shell-script] scp - enviar senha como parametro
Date: Mon, 13 Jun 2005 16:05:49 -0300 (ART)

Coloca o script final aqui para o pessoal ver =)
--- Carlos Felicio <address@hidden> escreveu:

---------------------------------
Legal, fiz o teste e ficou muito bom! Funcionou em
todas as máquinas
exceto uma HP 9.05, que deu connection refused.
Felizmente ela esta
praticamente fora de uso, entao o script vai atender
97% das
necessidades. O uso de scripts sh com expect e ssh eh
simples e poderoso
p/ automatizar tarefas chatas e repetitivas que
precisam de interacao
com usuario. Eu lembro que tinha mandado uma pergunta
ha um tempo atras
no grupo sobre como abrir varias janelas usando esse
metodo. O metodo
que descobri eh bem simples (e obvio), deixo aqui para
futuras referencias:

dtterm -title 'nome janela' -n maquina -sl 1000 -e
abreterm.exp param1
param2 param...

eu chamo esse expect script num shell script, passando
parametros. Essa
linha fica dentro de um loop, que lê um arquivo e abre
as janelas que eu
preciso, seta as variaveis de ambiente roda uns
comando necessarios e no
final do script solta um interact (pra devolver o
controle p/ o usuario
e manter a janela aberta, coisa que estava me deixando
louco com o ssh).
No caso usei o dtterm, mas tambem testei com o xterm e
funciona blz!

Falow
Carlos

MrBiTs escreveu:

>/*
>E é seguro esse tipo de conexão? Pior ou melhor do
que usar um expect script
>apenas com permissao p/ o usuario em questao?
>*/
>
>Veja que se voce utilizar um script expect para isso,
voce vai ter em um
>arquivo texto a senha do usuario, sem nenhum tipo de
criptografia e NADA que
>armazene senhas em plain text é algo seguro.
Obviamente poucas pessoas
>importam-se com isso, colocando até senhas de root em
arquivos do tipo
>config.php da vida. Se esse arquivo for lido por todo
o sistema ( permissoes
>mal configuradas, por exemplo ), qualquer um terá
acesso ao sistema da
>maquina "cliente". Uma troca de chaves
publica/privada permite login só para
>o usuario em questao e o administrador terá o cuidado
de utlizar o mesmo
>usuario com poucas permissoes na outra maquina, nao
fazendo esse tipo de
>coisas como root. Voce nao tem sua senha escrita em
nenhum lugar e ainda
>conta com o suporte "natural" do SSH para esse tipo
de conexao, o que torna
>o seu script ligeiramente mais rapido.

>Esta lista não admite a abordagem de outras liguagens
de programação, como perl, C etc. Quem insistir em não
seguir esta regra será moderado sem prévio aviso.
address@hidden
http://www.listas-discussao.cjb.net