Re: [shell-script] script para log

From: MrBiTs
Subject: Re: [shell-script] script para log
Date: Sat, 16 Jul 2005 08:34:30 -0300

/*
Tenho um arquivo que tem os logs do dia 1 ao dia 6. Quero pegar nesse arquivo
todas as entradas com a palavra spam_h. Se faço isso com o comando cat maillog
| grep "spam_h" > spam ele me mostra todos referente aos dias 1 a 6 e joga no
arquivo spam. O que eu quero é poder realizar isso por dias separados.
Ex. quero achar no maillog as entradas com a palavra spam_h do dia 4.
*/

BASEANDO-SE no exemplo do seu comando cat, imagino que seja um maillog "padrão"
do sendmail ou postfix. Fica difícil adivinhar sem maiores referências. Você
poderia ter colado uma linha de log na mensagem. Ajude-nos a te ajudar.

Tudo é uma questão de você conhecer a estrutura do seu arquivo de log.
Geralmente, são dados com estruturas rígidas. Ainda baseando-se no fato de ser
um maillog gerado por sendmail ou postfix, temos uma linha de exemplo:

Jul 16 08:25:36 ads postfix/smtp[531]: 4448C1E9875: to=<address@hidden>,
relay=mail.dominio.com.br[192.168.0.1], delay=47181, status=sent (250 ok
1121513134 qp 1433788)

Os campos são separados por espaços e temos Mes, Dia, Hora, Host e outros
campos. Para fazer um filtro com a palavra spam_h do dia 4, você pode utilizar
outro pipe no seu comando. Aquele cat não é necessário, inclusive:

grep spam_h maillog | grep "Jul 04"

E pronto. Você filtrou o maillog pela palavra spam_h e depois filtrou o
resultado pelo mes e dia que você quer.

SRF, CQD. Nos seus próximos e-mails, por favor, seja o mais específico
possível. E-mails do tipo "SOCORRO, MEU SCRIPT NÃO FUNCIONA" não ajudam
muito...Quando pedirem a você informações, dê essas informações. Ajude-nos a
ajudá-lo.