[shell-script] Substituição de variaveis

From: Fabricio
Subject: [shell-script] Substituição de variaveis
Date: Tue, 30 Aug 2005 16:20:48 -0300

Ola pessoal estou tentando fazer o seguinte :

quero fazer uma função dentro do meu script , a qual vai ler um parametro (exemplo "credito"), entao todas as variaveis dessa funcao terao "credito" no começo do nome!
ja tentei de diversas maneiras mas nao estou conseguindo! alguma sugestão ??
vai oq eu tava tentando :
/*
#!/bin/bash
soma()
{
let ${1}total=0
while read "${1}" ; do
let ${1}total="${1}"total+"${1}"
done < credito
echo ${1}tal
}

soma credito
*\

tipo nesse codigo , no utimo echo eu queria o valor da variavel creditotal , mas nao consigo extrair isso , ele apenas retorna a string "creditotal"
alguma solução ?