Re: RES: [shell-script] help case com maiusculas e minusculas ( era H el

From: Tiago Barcellos Peczenyj
Subject: Re: RES: [shell-script] help case com maiusculas e minusculas ( era H elp While )
Date: Sat, 3 Sep 2005 05:27:00 -0400

Bueno

Pesquisei sobre isto agora.

A resposta esta na Biblioteca Padrao C

Ela Preve as funçoes padronizadas pelo POSIX para definir ~locales~,
converter formatos e traduzir mensagens.

Um locale se relaciona com o ordenamento. A variavel LANG eh lida pelo
programa e assim um locale eh definido.

LC_COLLATE eh uma categoria de locale. veja em /ust/bin/locale/

Ela afeta a ordenaçao de strings

Temos outras como LC_CTYPE que afetaa conversao de caracteres,
LC_MONETARY que afeta a formataçao de valores monetarios, LC_TIME que
afeta a formatacao e interpretacao de datas.

achei este PDF muito elucidativo.

http://www.google.com.br/url?sa=t&ct=res&cd=13&url=http%3A//www.rau-tu.unicamp.br/nou-rau/softwarelivre/document/%3Fview%3D98%26tid%3D71&ei=jWcZQ6nyL5TKswHkham_Cw