Re:[shell-script] ler xml é possível?

From: MrBiTs
Subject: Re:[shell-script] ler xml é possível?
Date: Tue, 20 Sep 2005 07:44:44 -0300

/*
tenho um arquivo xml que é bem formado através de regras em um DTD. Alguém sabe
como fazer para ler este xml em shell? preciso ler em modo xml não em texto.
o que quero fazer é basicamente o seguinte:
se o arquivo xml estiver bem formado faça isso, senão aquilo.. alguém tem uma
ideia?
*/

O que define que o seu XML está bem formatado ? XML não é, quintessencialmente,
um arquivo texto ? Eu pelo menos o abro em um editor de textos qualquer e
consigo lê-lo sem problemas. Daí até extrair a informação que está lá dentro e
gerar dados para o usuário é outro caminho, e nesse ponto devemos construir um
parser.

Existe o xsh ( http://xsh.sourceforge.net/doc/frames/index.html ) que é um
shell voltado para XML. Há alguns exemplos de scripts para fazer parse de XML
em http://www.macdevcenter.com/pub/a/mac/2004/03/12/rss_scripting.html e a
Linux Gazette 110 traz um artigo sobre bash onde fala um pouco sobre Expat (
http://gd.tuwien.ac.at/linux/gazette/110/park.html ) que também pode ser uma
boa fonte de consulta.

Quanto a verificar se o seu arquivo é um XML válido, defina suas regras, leia o
arquivo e verifique se as regras são válidas. Por exemplo, se vc define que a
primeira linha do arquivo tenha que conter <xml blabla>, um if [ $LINHA ==
"<xml blabla" ] já seria um teste.