Ler linha por linha de um arquivo?

From: Renato de Oliveira Diogo
Subject: Ler linha por linha de um arquivo?
Date: Fri, 30 Sep 2005 19:28:06 -0000

Pessoal

eu preciso fazer o seguinte: eu tenho um arquivo de log (ftp) e
preciso separar este arquivo para cada usuario do sistema que faz FTP.
Tenho um arquivo que diz quais os usuarios não fazem ftp (ex.: root,
apache, named, games...)

entao eu preciso verificar o /etc/passwd, gerar uma lista dos usuarios
(menos os root, apache, named,,,)

e pra cada um deles (os que fazem ftp) eu devo gerar o ftpd.log.user1,
ftpd.log.user2...

Ou seja eu preciso ler uma linha de um arquivo user_ftp

Linha=1
for [Linha <= N_Linhas] do {
  $USER_linha={usuario_da_linhaN_do_Arquivo};
  cat ftpd.log | grep $USER_Linha > ftp.log.$USER_Linha;
  Linha=+1;
  }

Alguem pode me ajudar?