Verificar se string contém determinado caracter

From: Luis Fernando C. Talora
Subject: Verificar se string contém determinado caracter
Date: Tue, 04 Oct 2005 12:09:53 -0000

Amigos,

Em um script em bash, coloquei uma rotina que checa a existência
de um caracter especial dentro de uma string. Fiz isso utilizando
"for":

SIZE=${#VAR}
for ((A=0;A<$SIZE;A++)) ; do
   if [ ${VAR:0:1} == "-" ] ; then
      echo "Encontrado - na posicao $A"
      break
   fi
done

Eu precisei utilizar essa rotina mais de uma vez em meu script.
Como todo laço consome tempo e como shell scripting é tão
flexível, fiquei pesando se não haveria um operador que
verificasse a condição abaixo:

if [ "$VAR" <contém> "-" ] ; then
    echo "$VAR contém um '-'."
fi

Isso existe? Se existe, retorna a posição em que o caracter se
encontra na string?

Obrigado mais uma vez, pessoal!

[]´s

Luís Talora