Re: [shell-script] Conversão cp850 <=> UTF8 ??

From: Tiago Barcellos Peczenyj
Subject: Re: [shell-script] Conversão cp850 <=> UTF8 ??
Date: Wed, 5 Oct 2005 23:16:12 -0300

Vc quer algo como:

 # EM AMBIENTE UNIX: converte o caractere de linha nova do DOS (CR/LF) para o
 # formato unix
 sed 's/.$//'               # assume que todas as linhas terminam com CR/LF
 sed 's/^M$//'              # no bash/tcsh, pressione Ctrl-V depois Ctrl-M
 sed 's/\x0D$//'            # somente no sed v1.5

 # EM AMBIENTE DOS: converte o caractere de linha nova do Unix (LF) para
 # o formato DOS
 sed 's/$//'                          # método 1
 sed -n p                             # método 2

Veja mais em http://aurelio.net/sed/1liners-ptBR.txt