Altera��o de conte�do de arquivo via script

From: Marcos Notari Junior
Subject: Alteração de conteúdo de arquivo via script
Date: Fri, 14 Oct 2005 10:28:27 -0300

Em primeiro lugar quero agradecer as pessoas que me ajudaram com o caso dos
comandos sql. Eram realmente muitos comandos.

Agora estou tentando fazer o seguinte:

Tenho que alterar o conteúdo de alguns arquivos, porém estava fazendo
manualmente.

Entrava no arquivo com o VI e digitava o comando:

:1,$ s/argumento anterior/argumento atual/g

como posso fazer isso via script, sendo que este argumento atual estou
jogando como uma variável:

read argumento

agradeço,

Marcos