Dúvida awk

From: Mauricy Maiorino
Subject: Dúvida awk
Date: Mon, 31 Oct 2005 13:26:39 -0200

Pessoal

Com o exemplo do Tiago, no arquivo abaixo estou somando o terceiro campo:

Arquivo de entrada:

deise 09000000000000 24 ifch
deise 09000000000000 24 ifch
deise 09000000000000 46 ifch

Uso o comando cat arquivo | awk '{total+=$3} END{print total}'

e obtenho o total que é 94

O que preciso agora é que nesta mesma linha tenha também o primeiro campo, desta forma:

deise 94

...pois tenho vários arquivos onde preciso de uma listagem resumida por usuario. Tentei colocar na mesma linha com o awk mesmo, mas está dando erro de sintaxe, ou ele repete a saida desta forma:

deise 94
deise 94
deise 94

Alguém tem alguma idéia??