Re: [shell-script] Criação Arquivos com permissão total

From: Herbert Alexander Faleiros
Subject: Re: [shell-script] Criação Arquivos com permissão total
Date: Thu, 10 Nov 2005 21:34:48 -0200

Essa pergunta não deveria ter sido feita em uma lista de Linux?

On Thursday 10 November 2005 17:37, carloshessbr wrote:
[cut]
> Queria saber se tem como forçar a criação de um arquivo com permissão
> total rwxrwxrwx (777) para um usuário específico.

Sim, tem como.

> Primeiro utilizei o umask 000 no .bash_profile, mas pelo que eu entendi por
questão desegurança ele não habilita a permissão de execução.

Não sei qual sua distro, mas aqui no meu Slackware funciona. Lembre-se de que
o .bash_profile é lido apenas quando você efetua o login, portanto, ao
alterá-lo você deve relogar com o usuário em questão. Outra coisa, alguns
gerenciadores de janela costumam "não dar bola" para certos arquivos de
inicialização (como o .bash_profile), seria este seu caso?

> Queria saber se tem como forçar essa permissão de execução na criação
> do arquivo.

Pode tentar adicionar algo como:

if [ "`id -u`" = "id_do_usuario_que_citou" ]; then
 umask 0000
fi

ao seu /etc/profile, mas como afirma que o .bash_profile não é "lido" no seu
sistema, provavelmente não vai adiantar nada (qual é a distro?).

Até,

Herbert.