Re: [shell-script] Identificar um comando em background

From: Eliphas Levy Theodoro
Subject: Re: [shell-script] Identificar um comando em background
Date: Fri, 11 Nov 2005 17:45:25 -0200 (BRST)

Victor Leonardo, @ 17:19:
> Alguém sabe se existe alguma variável que guarde o PID de um processo
> enviado para background? Estou criando um script que, após ser
> executado, dê um kill nesse processo.

Pra guardar o PID, não sei... acho que o mais viável seria o teu
processo mandar isso pra um arquivo :)

Agora, pra matar algum processo em background, do man bash (job
control) você acha o comando "jobs" que lista o que está rodando em
background que vai te dar os PIDs dos processos (com -p ou -l pra mais
dados).

$ sleep 600 &
[1] 23375
$ jobs
[1]+  Running                 sleep 600 &
$ sleep 6000 &
[2] 23376
$ jobs
[1]-  Running                 sleep 600 &
[2]+  Running                 sleep 6000 &
$ jobs -p
23375
23376
$ kill %-
$
[1]-  Terminated              sleep 600
$ jobs
[2]+  Running                 sleep 6000 &
$ kill %+
$
[2]+  Terminated              sleep 6000
$ jobs
$

O "%-" indica o penúltimo processo em background, o "%+" o último. Se
tiver mais, aí você vai precisar do "jobspec", no caso, %1, %2, %3...

--
Eliphas