Re: [shell-script] Re: Execução de Script

From: Gustavo Picoloto
Subject: Re: [shell-script] Re: Execução de Script
Date: Fri, 18 Nov 2005 21:35:54 -0200

Não é bobagem. É uma boa prática de segurança evitar ter o "." no PATH.

Imaginem a seguinte situação:
Você suspeita que seu servidor foi invadido, começa a analisar se tem
algo diferente e descobre um diretório de nome digamos "naoentre".
O invasor só conseguiu acesso ao seu servidor como usuário "mortal"
mas criou um shell script de nome "ls" contendo algum comando para
adicionar um usuário com id 0 no seu sistema e o colocou dentro do
"naoentre".
Você tem o "." no PATH, é o root, entra no diretório e executa ls para
ver o que tem dentro do diretório.
Se teve o azar de ter o "." antes do /bin no seu PATH, já era :)
Portanto, é melhor colocar todos os scripts em um diretório que já
está no PATH do que adicionar o "." nele.

Qualquer dúvida, entre em contato em pvt (pois acredito que segurança
foge do escopo desta lista).

[]´s

Gustavo Picoloto

--