Formato de arquivos DOS/WIN - Unix

From: isampbr
Subject: Formato de arquivos DOS/WIN - Unix
Date: Fri, 25 Nov 2005 14:21:10 -0000

Amigos, vejam o script abaixo:

#!/bin/sh
ipfile=$1
datafile="./leitura-$1"
data="$(date +%Y%m%d-%H%M)"
clear
echo -e "Data-Hora;IP;NumSerie;OID-Paginas\r" > $datafile
for IP in `/bin/cat $ipfile | /bin/grep -v "#"`
        do
                  numpag=`snmpget -Os -c public -v 1 $IP
mib-2.43.10.2.1.4.1.1`
                numserie=`snmpget -Os -c public -v 1 $IP
enterprises.1347.43.5.1.1.28.1`
                  numpag=`echo $numpag | /bin/cut -d":" -f 2`
                numserie=`echo $numserie | /bin/cut -d":" -f 2`
                echo $IP - $numserie - $numpag
                echo -e "$data;$IP;$numserie;$numpag\r" >> $datafile
        done

Com ele eu coleto informações de impressoras de rede via snmp.
O arquivo "ipfile" é originalmente editado em DOS(um IP por linha),
então gravado no ambinete unix via samba, onde o script é executado. o
arquivo "datafile" por sua vez, é gerado +- no formato do DOS, pois
será utilizado no ambiente Windows.

O problema é que a variável IP, originaria do arquivo "ipfile" fica
com um caracter a mais no final (^M) que acaba atrapalhando a geração
no arquivo "datafile".

A pergunta é: Como eu faço para realizar uma "limpeza" no conteudo da
variavel IP para remover os ^M de lá ?

Por exemplo, se eu abrir o "ipfile" no vi, a linha de status mostra
[neol][dos]. Se eu executar no vi o comando "set fileformat=unix", o
resultado fica legal, mas eu preciso fazer isso de modo automatico.

Obrigado.

Isamp