htpasswd em cgi (senhas criptografadas)

From: Rodrigo Monteiro
Subject: htpasswd em cgi (senhas criptografadas)
Date: Tue, 24 Jan 2006 09:56:45 -0300

Oi pessoal!

Estou fazendo uma autenticação pelo Apache (2.0.54) de um cgi (feito
em shell script). Li essa thread
http://thread.gmane.org/gmane.org.user-groups.programming.shell.brazil/9974
que só fez me deixar com mais dúvidas ainda ;)
O que eu queria fazer era saber se a senha que foi digitada em um form
de uma página HTML é igual a senha criptografada que está no arquivo
.htpasswd, ex.:
admin:$apr1$DXEZZ/..$EuDQbwbv3Wmf1QKe.leZd0
Esse usuário é o admin e a senha é admin. Como criptografo "admin"
para que resulte em "EuDQbwbv3Wmf1QKe.leZd0"? Esta é a senha
criptografada? E o outro campo (apr1$DXEZZ), o que significa?

[]s

ps: a busca das mensagens antigas dessa lista pela news na web ajudou
muito e a página do Thobias (http://thobias.org/doc/cgi_shell.html)
também.
ps2: espero que essa dúvida não seja um OT... :P

--
Rodrigo Monteiro
"Free as in Freedom, not free as in free beer"