PID no shell script

From: Bruno Gola
Subject: PID no shell script
Date: Mon, 30 Jan 2006 15:44:04 -0200

Boa tarde a todos,

Estou escrevendo um script para a inicialização de alguns daemons, e nisso
eu gostaria de guardar em algum arquivo o PID desses daemons quando eu
subisse um deles.

Por exemplo, eu tenho uma funcao start() que sobe os dois daemons, essa
função, além de subir os daemons, geraria o arquivo /tmp/$nomed.$PID ou
/tmp/$nomed e nesse arquivo teriamos apenas o $PID do script.

Tem algum jeito de eu armazenar o PID do daemon quando eu executar ele? Ou
eu teria que fazer isso com o ps + grep + awk ?

Valeu desde já!
--
Bruno Fialho Marques Gola <address@hidden>
http://www.brunogola.com.br