Re: [shell-script] {MODERAÇÃO} OFF-TOPIC: Ajudar quem ajuda...

From: MrBiTs
Subject: Re: [shell-script] {MODERAÇÃO} OFF-TOPIC: Ajudar quem ajuda...
Date: Sun, 12 Feb 2006 14:21:56 -0200

>       E as respostas vem. E a pessoa não colocou nada, nenhum código que
> tenha feito pelo menos pra tentar comećar a tarefa. Eu não sei se estou
> sendo egoísta em meus pensamentos. Mas a impressão que tenho é que essas
> pessoas querem algo pronto, sem demonstrar algum trabalho. E
> normalmente não colaboram em nada com o grupo... Muitas dessas perguntas eu
> sei responder mas, sinceramente, não me animo porque parece
> coisa de gente folgada. Então resolvi pedir a opinião do grupo: Vocês acham
> que estou sendo "egoísta" em meus pensamentos, pegando pesado
> [...]

Acredito que muitas pessoas tem o mesmo pensamento que você.
Exteriorizá-lo, entretanto, pode resultar num flame war numa lista. Da
maneira que você fez ficou ótimo. Faltou somente informar um Off-Topic
embora eu considere isso um tópico digno de ser discutido.

Isso acontece em todas as listas, grupos de discussão o que quer que
seja. Algumas pessoas com espírito colaborativo se reúnem, e logo
aparecem os parasitas que, além de darem zero de contribuição, ainda
querem sugar o que a lista tem para eles sem, entretanto, sequer dar-se
ao trabalho de ler mensagens antigas. E quando você não os ajuda, ainda
ficam ofendidos e apelam para o "espírito do software livre", como se
fossemos obrigados a ajudá-los. Eu mesmo evito responder esse tipo de
coisa. A própria lista deveria encarregar-se de filtrar e não responder
essas mensagens, mas sempre vai existir um que responda.

Um ou outro problema, pela própria didática, é interessante responder.
Eu, pelo menos, penso que a resposta pode ser válida para outras pessoas
que terão a mesma dúvida. O problema recorrente é que essas pessoas não
leem as mensagens antigas.

Portanto, sim, seu manifesto é válido e eu mesmo acho que mensagens
nessa estrutura são coisa de gente folgada, que acha que a lista tem
obrigação de resolver o problema deles e não entendem que estar aqui é
um privilégio, não um direito.

Fica aí o manifesto, mas flames sobre essa mensagem serão sumariamente
moderados. Espero que as pessoas que o lerem coloquem a mão na
consciência, percam a preguiça mental e aprendam a tentar solucionar
seus próprios problemas, ou abandonem a área, deixando mercado para os
profissionais ( e nem vou citar profissionais competentes, já que
pessoas que sequer pesquisam algo não podem receber esse título ).

Mas, mesmo isso é querer demais...

- --
GPG Public Key
http://keyserver.veridis.com:11371/export?id=-6037232142263389818