Como comparar as versões de dois pacotes

From: Hugo Doria
Subject: Como comparar as versões de dois pacotes
Date: Sun, 19 Feb 2006 11:09:21 -0300 (ART)

Eu tenho vários pacotes aqui no formato
nome-versão-arquitetura-release.extensao e preciso comparar as versões entre
pacotes com mesmo nome e realizar uma açao apenas com o pacote mais recente.

A principio eu pensei em fazer algo assim para testar a versão

if [ versao-1 -gt versao-2 ]; then
comandos;
fi

Para pegar a versão dos pacotes eu usei dentro de um for: echo $i | cut -d- -f2

Mas isso não deu muito certo por dois motivos:

1) Alguns pacotes possuem strings na versão. Por exemplo:
nome-1.3rc2-tal-tal.ext

2) Nem sempre o segundo campo é a versão. Em alguns pacotes o segundo campo é
outra string. Exemplo: nome-devel-versão-tal-tal.ext

Como posso consertar isso?

 Yahoo! Acesso Grátis
Internet rápida e grátis. Instale o discador agora!