Re: [shell-script] variavel no contexto

From: MrBiTs
Subject: Re: [shell-script] variavel no contexto
Date: Tue, 21 Feb 2006 21:49:05 -0300

> eu vi uma vez na lista um exemplo sobre atribuir valor à variavel LANG para
> executar o comando date  e em seguida a variavel voltaria ao valor anterior.
> Eu fiz um exemplo bobo pra testar e não funcionou como pensei q seria.
> Ex:
> Prompt> x=1 ; x=2 echo $x ; echo $x
> 1
> 1
> na minha opinião, deveria de listar 2 e 1, mas não 1 e 1
> Alguem poderia me explicar ?

Vou te mostrar o que vai deixar voce mais doido ainda...

O comando date possui um código que verifica o valor da variavel de
ambiente LANG e o utiliza para mostrar as mensagens na lingua que
escolhemos. O configure do apache, quando modificado com o mod_ssl,
espera uma variavel BASESSL que também é passada da maneira
BASESSL=/usr/src/openssl ./configure.

Vamos escrever um script mais bobo ainda:

#!/bin/bash

echo $x
expr $X + 2

e o executamos com ./bobo.sh, temos:

$ ./bobo.sh

2

Em outras palavras, X indefinido ou nada e, depois, nada mais 2, que dá
2. Agora fazendo:

$ X=2 ./bobo.sh
2
4

E, indo mais longe:

$ X=1 ; X=2 ./bobo.sh ; echo $X
2
4
1

Nao explica, mas abre espaço para conjecturas.

- --
GPG Public Key
http://keyserver.veridis.com:11371/export?id=-6037232142263389818

         \\|||//