Re: [shell-script] minicursos

From: Marcio de Araujo Benedito
Subject: Re: [shell-script] minicursos
Date: Sat, 8 Apr 2006 09:03:11 -0300

On 4/7/06, Julio Cezar Neves - DATAPREVRJ
<address@hidden> wrote:

> Eu realmente não cobro nada e ainda qdo sou convidado a dar uma
> palestra condiciono-a a dar tb um minicurso. Acho que já passamos
> da fase dos installfests e das evangelizações. Está na hora de
> mostrar como-é-que-se-faz, e a melhor forma pra fazer isso é dando
> minicursos.

Para corroborar com esta verdade, também pedindo licença à moderação,
trabalho com inclusão digital com Software Livre desde 1999, quando
ainda não existia OpenOffice.org e o browser era o netscape 4.x. Assim
posso afirmar que a inclusão digital tem 3 estagios:
1) democratizar o acesso: já existem quiosques, mais conhecidos hoje
pelo nome horroroso de "telecentros" ha bastante tempo;
2) capacitar para o uso: desde 2002 estou formando multiplicadores para
trabalhar nos mais cafundós dos cafundós do judas;
3) agora estamos entrando no terceiro estagio: das a senha de root para
a comunidade!

No começo era tudo muito dificil, arrumar um link dedicado de 64K para
uma favela era uma luta. Hoje tenho, só em BH, 90 pontos de acesso via
satelite do GSAC, em bolsões de pobreza absoluta. Que tal um curso de
shell aqui para essa galera? Estamos fazendo um evento mensal que é a
"oficina debian mineira", podemos casar uma vinda sua aqui para
participar deste evento e dar um curso, além de um GNU/Beer!

--
"Qual é a minha expectativa, e por que eu sou petista, e
por que com todos os desastres deste partido, eu continuo