Shell Script Autenticado

From: Renato L. Sousa
Subject: Shell Script Autenticado
Date: Mon, 17 Apr 2006 11:34:39 -0300

Olá amigos,

Tenho um shell script que cria usuários no sistema. Para tal o usuário deve estar "logado" como root. Gostaria de alterar esse script para que ele peça o nome do usuário e a senha para fazer um log mais efetivo sobre qual o usuário que está utilizando esse script.
Mas o problema é que nem sei por onde começar!!!
O shell implementa alguma biblioteca ou função que faça isso ?

Obrigado a todos,

Renato L. Sousa

Renato L. Sousa - Técnico de Informática
Serviço Técnico de Informática - STI/FAAC
UNESP - Campus de Bauru