Manipulação de arquivo texto

From: Good_speed - Erik P. ghijs
Subject: Manipulação de arquivo texto
Date: Fri, 28 Apr 2006 15:20:50 -0000

Oi Pessoal,

Infelizmente não consigo desenvolver meu script p/ modificar o meu
arquivo maclist, fiz um resumo de como o script deve funcionar, peço
aos amigos do fórum que me ajudem a desenvolver este script, pois
não tenho muito conhecimento em Shell script. Peco ajuda de todos
deste fórum!.

EXEMPLO1:
# less /etc/maclist
a;00:00:00:00:00:00;10.10.2.1;bruno
b;09:70:80:ee:45:mc;10.10.2.3;claudio
a;00:63:df:rf:80:74;10.10.2.5;Roberto

CAMPOS:
A;...................= STATUS
00:00:00:00:00:00;...= MAC
10.10.2.1;...........= IP
Bruno................= USER

EXEMPLO2:

MENU
1)STATUS
Qual usuário quer: (Ativar/Bloquear)   <   (será repassado o nome do
usuário e o script fará uma pesquisa no maclist e retornara a linha
e coluna do usuário citado p/ ser modificado com o parâmetro abaixo.)

Digite a opção: (a = Ativo, b = Bloqueado, d = Dinamico)   <   (a
opção resultada da pesquisa acima será recebida por este comando e
que fará as modificações nas linha e coluna respectiva ao usuário
digitado acima.)

2)MAC
Qual usuário quer modificar o mac:   <   (será repassado o nome do
usuário e o script fará uma pesquisa no maclist e retornara a linha
e coluna do usuário citado p/ ser modificado com o parâmetro abaixo.)

Digite o novo mac:   <   (a opção resultada da pesquisa acima será
recebida por este comando e que fará as modificações nas linha e
coluna respectiva ao usuário digitado acima.)

3)IP
Qual usuário quer modificar o ip:   <   <   (será repassado o nome
do usuário e o script fará uma pesquisa no maclist e retornara a
linha e coluna do usuário citado p/ ser modificado com o parâmetro
abaixo.)

Digite o novo ip:   <   (a opção resultada da pesquisa acima será
recebida por este comando e que fará as modificações nas linha e
coluna respectiva ao usuário digitado acima.)

4)USER
Qual o usuário antigo:   <    (será repassado o nome do usuário e o
script fará uma pesquisa no maclist e retornara a linha e coluna do
usuário citado p/ ser modificado com o parâmetro abaixo.)

Digite o novo usuário:   <    (a opção resultada da pesquisa acima
será recebida por este comando e que fará as modificações nas linha
e coluna respectiva ao usuário digitado acima.)

Pessoa ajuda dos amigos deste fórum?

Grato,