Passar variável para cgi

From: Douglas Tabajara
Subject: Passar variável para cgi
Date: Fri, 5 May 2006 12:23:36 -0300

Saudações a todos!!

Eu estou fazendo um sistema de monitoramento via Web com scripts CGI
escritos em Shell.
Seguindo as orientações do Thobias (do livro Programação Shell Linux 4ª Ed.)
está tudo funfando bem. Fiz um sisteminha de login usando o MySQL (tb
seguindo as indicações contidas em http://www.thobias.org) e está
funcionando.
Eu só estou com um problema: eu gostaria de fazer um controle dos usuários,
pois se um usuário digitar direto
www.meusistema.com.br/cgi-bin/monitor.cgiele passa a visualizar o
sistema sem login. Eu gostaria de pedir a ajuda de
vc's para saber como eu posso controlar isso com Shell.
A estrutura que estou fazendo é a seguinte: index.html com a caixa de login
com o action apontando para /cgi-bin/login.cgi. Se o usuário e senha
estiverem corretos o login.cgi redireciona o navegador para monitor.cgi,
porém, monitor.cgi não sabe qual usuário está acessando e sendo assim eu não
sei como permitir ou bloquear os acessos. Pensei em o login.cgi indicar em
uma variável qual o nome do usuário para o monitor.cgi e ele verificar se o
usuário está logado e lhe redirecionar à página correta.

Muito obrigado!!

--
---
Douglas Tabajara

Analista de Suporte
      www.paulistainformatica.com.br

"Pense Livre! Use Linux!!"
      www.mandrivabrasil.org

"Quanto mais aprendo, mais me dou conta da minha ignorância"
"O único homem que está isento de erros, é aquele que não se
                                            arrisca acertar."

- Albert Einstein
---