Re: [shell-script] Script com regras Iptables

From: Fábio Henrique
Subject: Re: [shell-script] Script com regras Iptables
Date: Wed, 24 May 2006 16:40:22 -0300

Senhores(as),

Estou instalando o squid-2.5.STABLE13 em alguns servidores, e complementei meu
script para a inicialização do serviço, com algumas regras de iptables para
compartilhar a internet para as estações de trabalho com NAT. Através do squid
estou fazendo bloqueio de alguns sites, por palavras-chave.

Eis as regras:
iptables -A PREROUTING -t nat -i eth0 -p tcp --dport 80 -j REDIRECT --to-port
3128

iptables -A POSTROUTING -t nat -o ppp0 -j MASQUERADE

iptables -A POSTROUTING -t nat -o eth0 -j MASQUERADE

iptables -A POSTROUTING -t nat -o eth0 -j ACCEPT

* o bloqueio do sites estão no squid.conf

Os servidores usam velox, e eu não queria ativar a regra do ppp0 (segunda
linha), mas o msn, e alguns sites que requerem autenticação não funcionam se eu
não ativá-la. A linha não atrapalha no funcionamento do squid, mas na minha
lógica, a saída está na eth0 para o restante da rede e não precisaria ativar a
regra na ppp0.

Alguém saberia por favor, me explicar o porque do msn e estes sites de
autenticação, só funcionam com regra direto do ppp0? E se eu precisar bloquear
um site que requer autenticação, ou o msn, será que a regra do pppo vai furar
minha regra eth0?

Atenciosamente,

Fábio Henrique