RES: [shell-script] soma em shell - leitura de pensamento

From: Julio Cezar Neves - DATAPREVRJ
Subject: RES: [shell-script] soma em shell - leitura de pensamento
Date: Wed, 31 May 2006 16:09:44 -0300

Aê Roberto,
esse tb dá para fazer em uma linha. Veja:

# Criando o arquivo de teste:
Prompt> seq 10 3 60 | xargs -i echo {} texto{} > lista.txt # 1 Linha :)
Prompt> cat lista.txt
10 texto10
13 texto13
16 texto16
19 texto19
22 texto22
25 texto25
28 texto28
31 texto31
34 texto34
37 texto37
40 texto40
43 texto43
46 texto46
49 texto49
52 texto52
55 texto55
58 texto58

# calculando a soma
Prompt> paste -sd+ <(cut -f1 -d' ' lista.txt) | bc # 1 Linha
578

Como vc viu a montagem do arquivo de teste foi em uma linha e a execução tb.

abraçao,
Julio Cezar Neves
Tel:+55 21 2555-6148 / +55 21 8112-9988
Fax: +55 21 2555-6154