ENC: [shell-script] Re: Servidor dedicado para shellscript (MENSA GEM DO

From: Julio Cezar Neves - DATAPREVRJ
Subject: ENC: [shell-script] Re: Servidor dedicado para shellscript (MENSA GEM DO MODERADOR)
Date: Thu, 1 Jun 2006 10:55:34 -0300

Caro Maurício,
Se vc procurar na internet, não verá - no mundo inteiro - uma lista sobre
shell script tão atuante qto a nossa. Qual será a causa deste sucesso? Ah,
vc não sabe? Então vou te explicar. Esta lista desde que nasceu, o Eriberto
- seu dono - não permitiu um segundo sequer que nossos colegas se afastassem
do nosso objetivo: discutir shell.

Tempos depois, por ter se mudando temporariamente para um local sem rede, o
Eriberto pediu-me para atuar como moderador até a sua volta, o que ocorreu
quase um ano após. Como seu estilo de moderação era uma fórmula que vinha
dando certo, resolvi manter a mesma ótica, com uma pequena diferença que
reconheço: o Eriberto é mais rigoroso e eu mais sarcástico. Prefiro, a
priori, dar uma gozada na pessoa, já o Eriberto vai logo moderando.

Estava escrevendo esta msg em pvt, pois é assim que vc tb deveria ter
procedido. Se não está gostando, reclame com os moderadores, mas não com a
lista toda, pq penso que temos o apoio de mais de 90% dos colegas. No
entanto resolvi torná-la pública pq estas reclamações são cíclicas e
*normalmente* oriundas de pessoas que pouco (e as vezes nada) contribuem
para o aprimoramento técnico do grupo.

Para falar a verdade, tenho um grande orgulho desta lista por conhecer
*muitas* pessoas que aqui chegaram totalmente crus em Shell e hoje são
verdadeiras feras na linguagem.

Qto à moderação, existem somente 2 tipos de moderação: as que são feitas qdo
um dos moderadores têm tempo, e as que são feitas qdo os moderadores estão
cheios de compromisso (além de moderar e participar da lista, trabalho em
horário integral, dou aula em uma faculdade, escrevo artigos para revistas e
participo de quase todos os eventos de Sw Livre que ocorrem nos finais de
semana).

Maurício, não me lembro do assunto, mas me recordo bem de já ter te ajudado
com uma grande troca de e-mails e não ganhei um tostão furado com isso. Pois
é, o meu trabalho nesta lista é voluntário como "repondedor" e como
moderador, no entanto tenho uma bela família que vive do meu salário e por
isso, apesar da minha assiduidade aqui, algumas vezes não consigo acompanhar
a lista tão de perto qto gostaria.

Eu detesto ditadura (pois convivi com a nossa por todo o tempo que ela
durou) e só viveria em uma caso não tivesse outra opção. Estou citando isso
pq vc disse: "Pensei que poderia ser 'excomungado', tolhido em meu direito
de abrir a boca" o que seria típico de um regime totalitário, ao qual eu não
me submeteria, já que no Yahoo tem outra lista sobre shell em português (se
ainda não acabou) e no Google tem uma em inglês.

Espero que este assunto pare por aqui, pois os antigos no nosso grupo podem
testemunhar que de tempos em tempos aparece alguém reclamando da moderação,
mas nossa lista continua inexoravelmente crescendo e aumentando o seu
cabedal técnico, que é a nossa meta principal.

SuShellso a todos,
Julio Cezar Neves
Tel:+55 21 2555-6148 / +55 21 8112-9988
Fax: +55 21 2555-6154