Re: [shell-script] Dúvida com criação de usuários

From: chmod000
Subject: Re: [shell-script] Dúvida com criação de usuários
Date: Thu, 29 Jun 2006 13:31:44 -0300

Estou criando um script para criação de usuários com base em um arquivo de
texto.

O arquivo vem com os campos separados por ":" desta forma
Joao Silva:joao

O script pega cada um destes campos e transforma nos parâmetros do useradd,
desta forma:

senha_crypt=`makepassword --chars 8 --crypt-md5 | cut -d ' ' -f 4`
senha=`makepassword --chars 8 --crypt-md5 | cut -d ' ' -f 1`
#este comando gera uma senha de 8 caracteres criptografada no padrão #md5
#o resultado é algo parecido com isso
#MtVmaKSx   $1$oLlkby6M$GibGX0FKQQxBJ1beJ68GW.

useradd -c Joao Silva -p $senha_crypt joao
echo "$login" ':' "$senha" >> contas.txt

Lendo o man do useradd percebi que o parâmetro -p cria a conta desabilitado.
[quote]
  -p, --password PASSWORD
          The encrypted password, as returned by crypt(3). The default is to
          disable the account.
[/quote]

A dúvida é como fazer esta senha ser gerada durante a execução do script e
ter, ao final, uma conta ativa.

No Redhat eu usava o parametro --stdin do passwd, mas no Debian isso não
existe (echo $senha | passwd --stdin)

Alguma sugestão?