Re: [shell-script] inserir no arquivo no lugar certo

From: Tiago Barcellos Peczenyj
Subject: Re: [shell-script] inserir no arquivo no lugar certo
Date: Tue, 19 Dec 2006 22:32:48 -0200

geovan, vc pode usar o SED

$ cat ips.txt
####IP´s bloqueados
200.1664.585.151
201.545.696.648
#### IP´s desbloqueados
200.1664.585.151
201.545.696.648

$ sed '/\bbloqueados\b/a127.0.0.1' ips.txt # adicionando ip bloqueado
####IP´s bloqueados
127.0.0.1
200.1664.585.151
201.545.696.648
#### IP´s desbloqueados
200.1664.585.151
201.545.696.648

$ sed '/\bdesbloqueados\b/a127.0.0.1' ips.txt # adicionando ip desbloqueado
####IP´s bloqueados
200.1664.585.151
201.545.696.648
#### IP´s desbloqueados
127.0.0.1
200.1664.585.151
201.545.696.648

para alterar o arquivo atual vc pode usar a opção -i do sed (mas tenha algum
cuidado)

vc pode usar em uma função ou shell script

 desbloqueia() { sed "/\bdesbloqueados\b/a${1}" ips ; }

agora mão na massa ;-)

--
Tiago B Peczenyj
Linux User #405772