Re: [shell-script] espiao.sh

From: halexsandro freitas sales
Subject: Re: [shell-script] espiao.sh
Date: Tue, 30 Jan 2007 10:37:11 -0300 (ART)

olá amigo, segue em anexo o script
quanto ao ftp, eu testei e está ok..
entre em www.aerovix.com.br lá tem o link para o mesmo
mas de qualquer forma, abaixo está o link:
ftp://www.aerovix.com.br/Programas/Desenvolvimentossegue em anexo o script

giliomar <address@hidden> escreveu:                                  Oi
Halexsandro . gostei do script. porem nao estou conseguindo baixar de seu ftp.
nao aceita anonymous.. pode me enviar

 halexsandro freitas sales <address@hidden> escreveu:          Saudações amigos,
 fiz um script para monitorar portas abertas em micros da rede onde trabalho,
 gostaria que os amigos dessem uma analisada e se possível melhorassem o mesmo
 ou pelo menos dessem uma dica para que eu possa melhorar o mesmo,
 utilizao o nmap para vasculhar a minha rede gerando um relatório e depois
 enviando o mesmo por email..
 Agradeço qualquer crítica e melhoria no mesmo
 Segue abaixo o código do mesmo:

 #!/bin/bash

 #espiao.sh VERSAO 0.3
 #ultima atualizacao 29/01/2007

 #Desenvolvido por:
 #Halexsandro de Freitas Sales 09/01/2007

 #Com a colaboracao de:
 #Carlos Fernando A. Azevedo
 #

 #Contatos:
 # address@hidden; address@hidden; address@hidden

 ## Este programa scaneia a rede com o 'nmap' e gera um relatorio
 ## que eh enviado por email
 ## para ser analisado mais tarde pelo administrador
 ## Este programa pode ser baixado em ftp://www.aerovix.com.br

 ## Para utilizar este programa, basta copia-lo para dentro de "/bin"
 ## e dar permissao de execucao para o mesmo. ex: chmod 777 /bin/espiao.sh

 ############################################################################"

 # Funcao 'programa'

 programa()
 {
 # Declaracao da variavel $ip

 ip=1
 log=/Desenvolvimento/pillares/espiao/espiao.log

 #Limpando o LOG, caso o processo tenha sido abortado anteriormente

 cat /dev/null > $log

 #interatividade do programa

 clear
 echo "Digite a faixa de \"IP\" a ser scaneada"
 echo "Exemplo: 192.168.0."
 read faixa
 echo "Digite o endereco de email para o qual o relatorio deve ser enviado"
 read email

 #Processo e loop do programa

 while [ $ip -le 255 ]
 do

 #Processo condicional do programa

 ping -c1 $faixa$ip > /dev/null

 #Checando se o ip a ser escaneado existe na rede
 #Caso o mesmo nao exista, eh acrescentado +1 no host e o teste eh reiniciado

 if [ $? = 0 ]; then

 #Sendo o host existente e ativo na rede, eh inicializado o processo

 echo - - - - -
---------------------------------------inicio--------------------------------------
 - - - - - >> $log
 echo >> $log

 #Escaneando o host e cortando partes indesejaveis do resulta, assim tornando o
log mais limpo

 tput bel
 nmap $faixa$ip | grep -v ^Starting | grep -v ^"Service de" | grep -v ^"Nmap
fini" >> $log
 echo >> $log
 echo - F - I - M - - ------------- H - A - L - E - X - S - A - N - D - R - O
------------ - - F - I - M - >> $log
 echo >> $log

 #Fim da condicional 'if'

 fi

 #Alterando o host para o proximo da rede (+1)

 ip=$( expr $ip + 1 )

 #Fim do loop 'while'

 done

 #envio do relatorio por email

 mail $email -s "Relatorio do Software espiao.sh" <
/Desenvolvimento/pillares/espiao/espiao.log

 #Condicional do resultado de envio do email

 if [ $? = 0 ]; then

 clear
 echo "Fim do Processo espiao.sh"
 echo "Relatorio gerado e enviado por email com sucesso"
 echo "O email foi:" $email

 else

 clear
 echo "Por algum motivo houve falha no envio do email"
 echo "Verifique os servico de postagem de seu servidor"
 echo "O arquivo de log foi gerado e encontra-se em:"
 echo "/Desenvolvimento/pillares/espiao/espiao.log"

 fi

 exit 0

 }

 # Limpando o prompt para inicializar o programa espiao

 clear

 ##### Inicialização da saudacao e do menu principal #####

 # Soando um bip
 tput bel
 echo "
 ######## - Obrigado por utilizar o programa espiao.sh - ########
 Este programa vasculha a rede utilizando o -nmap-
 Portanto, eh necessario que voce tenha o mesmo instalado
 O nmap pode ser baixado em
 www.nmap.org

 ############## - Pillares Desenvolvimentos Tecnologicos - ##############

 "
 tput bel

 if ls / | grep Desenvolvimento 2> /dev/null
 then
 echo "O Programa \'espiao.sh\' ja esta pronto para rodar..."
 echo "Deseja continuar??? Isso apagara o log anterior! (S ou N)???"
 read opcao

 case $opcao in

 S|s) echo "Inicializando o programa..."
 #clear
 programa #Chamada da funcao 'programa'
 ;;

 N|n) echo "Cancelando a execucao do programa"
 exit
 ;;

 esac

 else
 echo "O diretorio \"/Desenvolvimento/pillares/espiao\" nao existe e sera
criado"
 echo "Criando o diretorio \"/Desenvolvimento/pillares/espiao\""
 mkdir /Desenvolvimento 2> /dev/nul
 mkdir /Desenvolvimento/pillares 2> /dev/nul
 mkdir /Desenvolvimento/pillares/espiao 2> /dev/nul
 touch /Desenvolvimento/pillares/espiao/espiao.log 2> /dev/nul
 echo "Diretorio criado com sucesso!"
 echo "Dando permissao ao diretorio \"/Desenvolvimento/pillares/espiao\""
 chmod 777 /Desenvolvimento/pillares/espiao/ -R
 echo "Iniciando programa"
 sleep 3
 programa #Segunda chamada da funcao 'programa'

 fi

 http://br.messenger.yahoo.com/

 Giliomar Schram
 tel. 00 55 21 93486658