Re: [shell-script] Execução de script por deamon

From: Tiago Barcellos Peczenyj
Subject: Re: [shell-script] Execução de script por deamon
Date: Fri, 2 Mar 2007 13:56:09 -0300

Luiz,

quando vc executa um comando, ele pode falhar por centenas de razões.
algumas vezes o codigo de retorno da aplicação ou do shell pode ser muito
util, por exemplo:

http://aurelio.net/shell/canivete.html#exitcode

vc pode capturar este codigo via variavel de ambiente $? , que retorna o
codigo da intrução imediatamente anterior. os operadores do shell && e ||
executam um bloco de codigo se o codigo for 0 ou não.

exemplo

comando && echo ok || { echo "ERRO" ; exit 1 ; }

De fato, não importa que não tenha um shell pai, pois o system abre um shell
'na marra'. A sua aplicação tambem pode recuperar algum tipo de informação,
mas ai vc precisa estudar um pouco mais de C/C++:
http://www.cppreference.com/stdother/system.html

(lembrando que a parte não-shell não deve ser discutida aqui, sob pena de
moderação)

É muito importante que vc observe TUDO que pode interferir no seu script
como: nome do usuario, diretorio daonde ele vai ser executado, variaveis de
ambiente, permissões, etc.

--
Tiago B Peczenyj
Linux User #405772