Re: [shell-script] Ler ifconfig

From: Tiago Barcellos Peczenyj
Subject: Re: [shell-script] Ler ifconfig
Date: Tue, 20 Mar 2007 08:14:43 -0300

Julio, para isso existe o 'comando' test

$ IP=127.0.0.1
$ test "${IP}" = "127.0.0.1" && echo igual || echo diferente
igual
IP=127.0.0.2
$ test "${IP}" = "127.0.0.1" && echo igual || echo diferente
diferente

aplicação pratica

if test "${IP}" = "127.0.0.1"  ; then
    alguma coisa
else
    outra coisa
fi

ou ainda substituir o if test por

if [ "${IP}" = "127.0.0.1" ] ; then
fi

agora, se vc não tem uma variavel... bom, ai vc pode usar o GREP

comando | grep -s "palavra" && echo 'tem a palavra" || echo "nao tem a
palavra"

ou ainda

if comando | grep -s "palavra" ; then
fi

por que eu posso fazer isso? por que o if testa a variavel de ambiente $? do
comando subsequente, e tanto o test quanto o grep respondem pela $? se o
esperado foi encontrado ou não.  ;-)

Abraços

On 3/19/07, Julio Cesar Molon <address@hidden> wrote:

>   Pessoal como faço um If para por exemplo...SAber se uma placa ta com um
> endereço ip realmente...
> eth= ipdesejado
>
> if eth = ipdesejado
> then
> echo Ip configurado corretamente
> else
> echo ip não configurado.
> fi
> Como faço isso? Existe algum arq especifico para isso/?
>
> Linux User #431887

> http://br.messenger.yahoo.com/

Tiago B Peczenyj
Linux User #405772