Re: [shell-script] Screensaver em bash

From: Valtoir S. Jardim
Subject: Re: [shell-script] Screensaver em bash
Date: Thu, 10 May 2007 19:45:20 -0300 (BRT)

Pois é, eu .... mmmm... am... não sei :)

Tentei seguir a sugestão do Júlio Neves, mas aos menos nos primeiros
testes não consegui. O que funciona "mais ou menos" é fazer o seguinte:

colocar *antes* da linha:

trap "clear; setterm -reset; exit" 2

uma outra linha assim:

pes() {

e no final do script o seguinte (depois do último "done"):

---------------
}
pes &
read -rs -n 1
setterm -reset
clear
pkill pes
---------------

Na prática isso transforma o corpo principal do script numa função que é
chamada em background. Ao pressionar alguma tecla não-morta (a maior parte
delas) o script é interrompido e a tela é limpa.

O problema desta solução é que se pressionares ctrl-c ao invés de "enter"
ou outra tecla legível pelo comando "read -rs -n 1" tu matarás o script
mas não a função, caindo no prompt sem interromper as pegadas. Nada tão
chato assim, se não te importares de fechar o terminal com um ctrl-d ou
digitar no terminal (sem se incomodar com o ecôo aleatório do que digitas
na tela) o comando "pkill pes" e depois um "setterm -reset". Mas ainda não
me parece a solução ideal.

Se alguém tiver alguma sugestão (a do Júlio talvez funcione, vou fazer
mais algumas tentativas), agradeço.

Ah, e obrigado a todos pelo cumprimentos. Vindo de quem veio (Júlios,
Tiago e outros dessa lista) sinto-me orgulhoso.

T+

Valtoir