Re: [shell-script] shell com php

From: Tiago Barcellos Peczenyj
Subject: Re: [shell-script] shell com php
Date: Tue, 15 May 2007 16:52:07 -0300

Leandro

vc não vai criar uma variavel no PHP ou em qualquer outra linguagem script
dessa forma

interpretador <<EOF
texto
lalala $VAR
texto
EOF

motivo: $VAR sera substituido pelo conteudo da variavel. Se vc quer criar a
variavel vc tem algumas opções

1) setar 'por dentro'

interpretador <<EOF
texto
\$VARIAVEL="$VARIAVEL"; # aqui segue a sintaxe da linguagem
texto   # substitua o interpretador pelo cat e veja se o resultado é
interessante
EOF

2) setar 'por fora'  -- mesma coisa mas usa um script standalone + SED

3) setar no php
não sei se existe esta função, mas o AWK, por exemplo, possui uma opção
chamada -v que serve para setar variaveis

$awk -v X="oi" 'BEGIN{ print X}'
oi

4) usando recursos proprios da linguagem
boa parte das linguagens possuem uma instrução para pegar uma variavel de
ambiente:

$ export XXX="apenas um teste"
$ awk 'BEGIN{ print ENVIRON["XXX"]}'
apenas um teste

no php deve ser algo como getenv("variavel"); -- note que precisa exportar a
variavel pois o script sera executado em um shell filho.

(no PHP ou scripts normalmente executados em CGI-BIN vc poderia setar uma
variavel de ambiente como QUERY_STRING ou HTTP_REFERER que os mesmos seriam
interpretados de acordo, mas ai tem q ter jogo de cintura).

como vc vê, basta definir melhor o que vc quer fazer que o resultado pode
ser mais facil ainda.

[]´s Tiago

On 5/15/07, Leandro Venturini <address@hidden> wrote:

>   /Oi Lista
>
> preciso passar umas variáveis do php pro shell alguem saberia me dizer
> como eu faço ?
> se eu usar o /shell junto com o php no exemplo abaixo as variáveis são
> usadas em ambas delimitações de código ?
>
> Leandro
>
> /
> #!/bin/bash
> echo This is the Bash section of the code.
> $var1
>
> /usr/local/bin/php -q << EOF
>
> <?php
>
> $var1

> [...]