Re: [shell-script] Socket en Shell Script

From: Reinaldo Carvalho
Subject: Re: [shell-script] Socket en Shell Script
Date: Tue, 22 May 2007 19:40:59 -0300

Olá Alisson,

Shell é uma linguagem interna ao interpretador de comandos, que possui
if, while, function, etc. Além de permitir interação com comandos do
sistema, como cut, tr, seq, etc.

Como os interpretadores não possuem suporte interno a manipulação de
sockets, fica inviável você desenvolver algo útil para seu professor
com shell-script.

O que existe são comandos prontos escritos em C (netcat), e a API do
kernel disponível via /dev, que implentam socket, o que permite alguma
conectividade ao shell. O que certamente não irá atender o que seu
professor quer, visto que ele quer que você conhceça a estrutura dos
pacotes e protocolos.

Você pode utilizar Python para fazer isso, assim como Perl.

--
Reinaldo Carvalho