Re: [shell-script] Batch's em Shell-Script .. será que, dá !?

From: Flavio Junior
Subject: Re: [shell-script] Batch's em Shell-Script .. será que, dá !?
Date: Mon, 4 Jun 2007 15:38:08 -0300

Dica: Escreva direito
Pedido: Escreva direito

Faça dois testes, compile um programa que não gere erros e verifique o valor
da variavel $?, em seguida faça o mesmo com um programa que gere erros...
Algo como:

$ fpc semerros.pas
$ echo $?
0
$fpc comerros.pas
$echo $?
1
$

A variavel $? controla o codigo de saida de um programa, normalmente os
programadores tratam erros como diferente de zero e não erros como zero...
Isso é quase uma lei.

Se notar o valor diferente, pode usar disso para tomar sua decisão..

Um teste mais pratico que o shell permite é:

$ fpc comerros.pas && echo "SAIU ZERO" || echo "NAO SAIU ZERO"
NAO SAIU ZERO
$

O "&&" significa AND (ou seja, executa se a saida foi sem erros) e o ||
significa OR (executa caso a saida seja erro != 0)...

Espero ter ajudado..

Flavio do Carmo Junior