Re: [shell-script] Geração de senhas aleatorias

From: Julio C. Neves
Subject: Re: [shell-script] Geração de senhas aleatorias
Date: Mon, 18 Jun 2007 18:45:22 -0300

Flavio,
pode acreditar no que o Fernando falou pq é verdade. Qdo desenvolvemos o S.O.
MUMPS a função de gerar randômico caiu no meu colo pq sou engenheiro de
produção, com uma boa base em Pesquisa Operacional.

Amigo, tentei todos os algorítimos que apareceram e em todos, após a geração
de 10^6 de randômicos, viamos que a função tinha um vício. No final escolhi
a menos viciada (acho que escolhi direito, pq é o algorítimo de Yarrow (acho
que é assim que se escreve) que posteriormente foi escolhido no BSB).

Já vi em alguns lugares, gerar um número com /dev/urandom que servirá de
semente para a geração de um $RANDOM (como no exemplo 9-29 de
http://tldp.org/LDP/abs/html/randomvar.html#URANDOMREF).

Para voltar ao assunto, vou dar o meu pitaco. Comecei com um raciocínio
semelhante ao do Fernando:
CARACTERES="abcdefghijklmnopqrstuvwxyzABCD...123...!@#$..."
$ for ((i=1; i<=25; i++)); { echo -n ${CARACTERES:$[ $RANDOM %
${#CARACTERES} ]:1}; }

Abraços,
Julio
:wq