Descobrir uma Data (Comando date)

From: Gentil de Bortoli Jr
Subject: Descobrir uma Data (Comando date)
Date: Tue, 11 Dec 2007 10:47:13 -0200

Pessoal, estou com uma questão aqui e eu gostaria de saber se alguém
conhece uma forma de resolvê-la usando o comando date (ou algo mais
simples ainda).

Preciso descobrir qual dia do mês foi determinado dia da semana de um
determinado ano.

Sendo específico, eu gostaria de saber qual dia do mês foi o primeiro
sábado de janeiro de 2007. Resposta: 6.

Ou saber em qual dia ocorreu o primeiro sábado de um dado mês.

Já resolvi o problema por outros meios. Porém, dando uma olhada no
"info date", vi que há várias possibilidades, só não encontrei a certa
ainda.

Exemplos:

date --date="2007-01-01 next month"

date --date="2007-01-01 next week"

Tentei então algo como date --date="2007-01-01 next saturday", mas não
obtive o resultado esperado. Talvez seja o meu date:

[gentil@gentil:~]$ date --version
date (GNU coreutils) 5.97
Copyright (C) 2006 Free Software Foundation, Inc.
This is free software.  You may redistribute copies of it under the terms of
the GNU General Public License <http://www.gnu.org/licenses/gpl.html>.
There is NO WARRANTY, to the extent permitted by law.

Written by David MacKenzie.

A minha tentativa está documentada. Acho que algo nessa linha deve
funcionar. Restar acertar "o ponto".

[]s

Gentil.