Re: [shell-script] Amigo_Oculto

From: Julio C. Neves
Subject: Re: [shell-script] Amigo_Oculto
Date: Mon, 31 Dec 2007 15:19:50 -0200

Fala Alan,
Olha aí:
$ Nomes=(joão maria pedro zé chico ana raimunda "chico xoxo")
$ echo ${Nomes[$RANDOM % ${#Nomes[@]}]}
chico xoxo
Deste jeito, basta colocar os nomes no vetor Nomes (o que fiz na primeira
linha colocando os nomes entre parênteses).
A segunda linha é genérica, pois lista o elemento cujo índice é o resto da
divisão (%) de um número aleatório ($RANDOM) pela qtd de elementos do vetor
(${#Nomes[@]})

Feliz ano novo mas dirija com cautela (principalmente na Willians) :)
Julio

Em 31/12/07, Alan Diones <address@hidden> escreveu:

>   pessoal, ultimo script do ano
>
> gostaria de um programa que fizesse uma combinação aleatoria (tipo amigo
> oculto)
> ele tem que ler 5 nomes e sortea-los, para saber quem tirou quem.
> a parte de leitura tá trnquila o problema é que eu nao sei como fazer
> combinações com os nomes informados
> alguem pode me dar uma maozinha

Abraços,
Julio