contagem de caracteres

From: Elvio Barbalho
Subject: contagem de caracteres
Date: Thu, 17 Jan 2008 10:42:54 -0200

Senhores bom!!!!!

estou precisando contar quantas virgulas tenho em determinada linha. as
virgulas são o delimitadores de campos dentro de um arquivo.

Ex de uma linha:

ddmmyy,hhmmss,nomearquvio,tipo,,,,,versao,,,,,

como podemos ver existem campos que nao nenhuma informação.

tentei algo do tipo:

 :>echo ddmmyy,hhmmss,nomearquvio,tipo,,,,,versao,,,,, | wc -w
       1

:>OFS=','

:>echo $OFS
,

:>echo ddmmyy,hhmmss,nomearquvio,tipo,,,,,versao,,,,, | wc -w
       1

Mais não deu certo.

Lembrando que estou usando o Ksh(Solaris) e muitas das facilidades do Bash
não tenho disponível.