Re: Script de Backup

From: mop
Subject: Re: Script de Backup
Date: Thu, 24 Apr 2008 22:21:17 -0300

Eu uso o bzip2 porque, até onde sei, é a opção genérica de maior compressão
disponível.
Reparei que o tar cj chama simplesmente bzip2 para a compressão. É só ver
com o comando ps enquanto o tar está em ação.

Acabo de fazer este teste:

$ PS1='$ '
$ for j in ' ' {1..9};do echo test|bzip2 -$j|head -c9;echo =$j;done
BZh91AY&S=
BZh11AY&S=1
BZh21AY&S=2
BZh31AY&S=3
BZh41AY&S=4
BZh51AY&S=5
BZh61AY&S=6
BZh71AY&S=7
BZh81AY&S=8
BZh91AY&S=9
$

Ou seja, o default aqui do bzip2 é o "-9", que dizer, compressão máxima,
coisa que eu não esperava. Na máquina do teste:
$ bzip2 -V
bzip2, a block-sorting file compressor.  Version 1.0.4, 20-Dec-2006.

   Copyright (C) 1996-2006 by Julian Seward.

   This program is free software; you can redistribute it and/or modify
   it under the terms set out in the LICENSE file, which is included
   in the bzip2-1.0.4 source distribution.

   This program is distributed in the hope that it will be useful,
   but WITHOUT ANY WARRANTY; without even the implied warranty of
   MERCHANTABILITY or FITNESS FOR A PARTICULAR PURPOSE.  See the
   LICENSE file for more details.

bzip2: I won't write compressed data to a terminal.
bzip2: For help, type: `bzip2 --help'.
$

Como você já está usando o j do tar não vejo que mais possa fazer, a não
ser usar um produto que eu desconheço ou, compressores específicos para
cada tipo de arquivo.

Verifique com um:
head -c9 seu.tar.bz2
se recebe um:
BZh9....

Se sim, precisará mais ou maiores mídias. ;)

Pode tentar ainda algo com:
tar cv alguma_coisa|bzip2 -9 >teste.tar.bz2
e depois trocar o bzip2 pela opção máxima do gzip para >...gz
e comparar os dois tamanhos. Eu apostaria no bz2.