Alterar texto

From: Anderson
Subject: Alterar texto
Date: Tue, 01 Jul 2008 11:04:08 -0000

Tenho um texto com 10000 linhas onde tenho a seguinte situção."Texto
texto. texto texto texto texto (continua . . .)" Como faço para sempre
que ocorrer a string ". texto "(ponto espaço texto) eu tranforme o "t"
logo após o espaço em "T", ou seja , "Texto texto. Texto texto texto
texto . . .".
Consigo fazer com o sed informando todos os casos sed 's/\. a/\. A/g',
sed 's/\. b/\. B/g' . . . Existe uma forma mais elegante ?