Re: [shell-script] Trocar espaços em branco por um caracter

From: Guilherme Gall
Subject: Re: [shell-script] Trocar espaços em branco por um caracter
Date: Thu, 10 Jul 2008 16:36:28 -0300

Trocando espaços em branco por _ com tr:

$ var="fulano da silva"
$ tr ' ' '_' <<< $var
fulano_da_silva

Trocando espaços em branco por _ com sed:

$ sed 's/ /_/g' <<< $var
fulano_da_silva

Usei $var sem aspas para o shell remover os brancos excedentes ou
adicionados no final da linha. Se esse efeito não é o desejado, só
colocar entre aspas duplas. Exemplo:

$ var="fulano da   silva    " # Vários espaços no final e entre 'da' e 'silva'
$ sed 's/ /_/g' <<< "$var"
fulano_da___silva____

Att

Guilherme Gall