Re: [shell-script] Varrer arquivo TXT e formatando saida

From: Guilherme Gall
Subject: Re: [shell-script] Varrer arquivo TXT e formatando saida
Date: Wed, 16 Jul 2008 00:18:07 -0300

Pelo que entendi da sua mensagem, você quer imprimir *a partir* da
ocorrência de certa string, certo?

Se for isso mesmo, você pode usar um sed simples pedindo para imprimir
da ocorrência da string até o final do arquivo.  Considere o arquivo
de exemplo:

$ cat exemplo
darth vader
obi-wan
palpatine
yoda
luke

Imprimindo da linha que contém "obi-wan" até o final:

$ sed -n '/obi-wan/,$ p' exemplo
obi-wan
palpatine
yoda
luke

Como você disse que os arquivos são grandes, talvez o ideal seja
imprimir a partir da ocorrência da string pararando em determinado
ponto, ou seja, imprimir o conteúdo entre duas ocorrências. No
exemplo, imprimindo da linha que contém 'obi-wan' até a linha que
contém 'yoda':

$ sed -n '/obi-wan/,/yoda/ p' exemplo
obi-wan
palpatine
yoda

Você pode usar o número da linha também. Por exemplo, imprimir da
linha dois até a linha que contém 'yoda':

$ sed -n '2,/yoda/ p' exemplo
obi-wan
palpatine
yoda

Mais sobre esse assunto pode ser visto em
http://aurelio.net/sed/sed-HOWTO/sed-HOWTO-5.html#toc4

Saudações

Guilherme M Gall