Script para enviar e-mail com anexo via SMTP autenticado através de teln

From: Cristiano Ferrari
Subject: Script para enviar e-mail com anexo via SMTP autenticado através de telnet
Date: Fri, 18 Jul 2008 19:43:36 -0000

Salve lista.

Faz tempo atrás eu pedi ajuda nesta lista criar um script que enviasse
e-mails com anexos, por meio de um servidor SMTP externo autenticado e
 através de uma conexão telnet.

Consegui montar o script parcialmente, pois me enrosquei na parte dos
anexos. Como não era "genero de primeira necessidade", deixei para lá.

Mas, já que "a necessidade é a mãe da criatividade", agora a coisa
apertou e tive que me virar.

Quero compartilhar com a lista o resultado, pois nas minhas pesquisas
achei poucas referências consistentes para o assunto. Sei que para a
grande maioria dos membros isso é café com leite, mas, já que a idéia
e a colaboração mútua e o compartilhamento do conhecimento, gostaria
de contribuir com os meus 0,50 aos (poucos, se é que existem por aqui)
que tem menos experiência, tal como eu.

O script está aqui

http://pastebin.com/f390357aa

E ele chama um segundo script, que só não está incorporado no texto do
primeiro por uma razão de depuração:

http://pastebin.com/f23c0db6f

Achei que ficou funcional, embora pouco elegante, confesso, dado a
minha ainda parca experiência com recursos mais avançados de shell
scripting. Daria por exemplo para eu colocar laços para permitir o
envio de mais de um anexo lendo a lista à partir de um arquivo ou
mesmo criar testes condicionais para adequar o código para mensagens
sem anexo.

Quem sabe até os 70 anos eu não consiga chegar perto de um Tiago
Peczenyj (alias, como se pronuncia seu sobrenome?) ou quem sabe, lá
para depois dos 100, próximo ao Mestre Júlio :p

Apenas gostaria de comentar que o objetivo não é reinventar a roda.
Sei que existem programas que fazem o mesmo, como o SendEmail
(http://caspian.dotconf.net/menu/Software/SendEmail/) ou a solução
clássica de configurar um MTA e usar mail + uuencode.

A idéia aqui é outra. É poder ter uma ferramenta que te permita enviar
um e-mail para a internet, mesmo à partir de uma máquina que não
possui MTA configurado ou não permita a instalação de outros programas
como o SendEmail. Algo para ter no pen-drive.

Abraço

Cristiano